O pecado

Categoria:

Paulo ao escrever aos cristãos em Roma disse que todos os homens pecaram e que foram destituídos da glória de Deus ( Rm 3:23 ). Mas, como, onde e quando todos pecaram? Paulo nos dá a resposta ao escrever aos Coríntios, quando diz que em Adão todos morreram ( 1Co 15:22 ).

Em Adão todos os homens tornaram-se culpáveis e condenados à morte. Por serem descendentes de Adão, todos os homens tornaram-se filhos da ira e da desobediência. Todos pecaram por serem descendentes de Adão.

Davi ao falar da sua condição disse: "Certamente em iniqüidade fui formado, e em pecado me concebeu a minha mãe" ( Sl 51:5 ). O pecado atingiu o homem e corrompeu a sua natureza. A natureza do homem passou a ser contrária a natureza de Deus. Deus é luz, e o homem trevas. Deus é vida, e o homem morto. Deus é liberdade, e o homem cativo, etc.

O homem tornou-se pecador por ser descendente de Adão, e não por causa de suas condutas errôneas. A conduta do homem somente evidência a condição do homem de sujeição ao pecado, porém, a causa determinante da condição de pecador (destituído da glória de Deus) decorre do nascimento do homem.

Como o homem livrar-se de tal natureza? Jesus apresenta aos homens a solução: "Se alguém quiser vir após mim, renuncie-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me" ( Mt 16:24 ).

Muitos pensam que o pecado é um fardo que o homem carrega, mas a bíblia demonstra que o fardo que o homem carrega não é o pecado. O pecado está na própria natureza do homem por ter nascido de Adão, e o fardo refere-se aos preceitos e regras que os homens criam para si na tentativa de alcançar a salvação.

Para se achegar a Deus e preciso ao homem renunciar os seus conceitos (arrepender-se), tomar a sua própria cruz, e seguir a Cristo. O homem perdeu a natureza divina por não confiar em Deus. Agora, é preciso confiar em Deus para desfazer-se da natureza herdada de Adão. Para isso é preciso tomar a sua própria cruz e seguir após Cristo. Como?

Aquele que crê que Jesus é o enviado de Deus para a salvação do mundo, este tomou a sua própria cruz e seguiu após Cristo para dar cabo da sua natureza pecaminosa herdada em Adão, conformando-se com Cristo na sua morte. É preciso ao homem morrer com Cristo para passar a viver para Deus.

Quando Jesus declarou à multidão: "Vinde a mim todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei" ( Mt 11:28 ), ele não estava falando que os seus ouvintes estavam carregado um fardo cheio de pecados. O convite de Cristo é para que os seus ouvintes cansados e sobrecarregados de preceitos e regras impostos pelos homens sejam livres através do ensino de Cristo.

O jugo de Jesus é suave e o fardo é leve, pois os seus mandamentos não são penosos "Porque este é o amor de Deus: que guardemos os seus mandamentos; e os seus mandamentos não são pesados" ( 1Jo 5:3 ). E qual é o mandamento? "Ora, o seu mandamento é este, que creiamos no nome do seu Filho Jesus Cristo..." ( 1Jo 3:23 ).

Através da fé em Deus, que faz todas as obras ( Is 26:12 ; Ef 2:10 ), o homem encontra verdadeiro descanso. Enquanto o homem procurar algo para fazer no intuito de alcançar salvação, continuará sobre carregado, mesmo perante àquele que dá verdadeiro descanso "E eis que, aproximando-se dele um jovem, disse-lhe: Bom Mestre, que bem farei para conseguir a vida eterna?" ( Mt 19:16 ).

Na morte com Cristo o homem encontra descanso para a sua alma cansada e sobrecarregada de preceitos que não podem salvar ( Cl 3:3 ). A velha natureza é sepultada, e o mesmo poder que operou em Cristo, que o fez ressuscitar dentre os mortos, é que opera no homem, fazendo um novo homem, na condição de filhos de Deus ( Ef 1:19 -20 ; Jo 1:12 ).

Os ouvintes de Jesus que mudassem os seus conceitos 'sobrecarregados' de preceitos e regras de como alcançar a salvação de Deus (arrependessem), e aprendessem de Jesus, que é humilde e manso de coração, veriam que o fardo de Jesus é leve, e o seu julgo suave. Quem dá credito à pregação de Jesus tem um encontro com a sua cruz, e encontra o verdadeiro descanso.

O homem sem Cristo herdou um coração enganoso conforme disse Jeremias: "Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso..." ( Jr 17:9 ). É nele que o pecado está gravado. É por isso que Deus anunciava ao povo de Israel que circuncidassem os seus corações. É por isso que Davi clama: "Cria em mim, ó Deus, um coração puro, e renova em mim um espírito reto" ( Sl 51:10 ), pois este é o único meio do homem se ver livre do pecado decorrente da concepção de sua mãe ( Sl 51:5 ).

O pecado vincula-se a natureza Adâmica decaída. O fardo que sobrecarrega a humanidade são os seus conceitos, preceitos e regras na busca por salvação. Cristo é a salvação de Deus, o último Adão, e devemos ser gerados de novo, segundo o evangelho, que é poder de Deus.

Através de Cristo o homem é vivificado (regenerado) e restaurado a comunhão com Deus. Deixa de ser filho da ira e da desobediência para ser filho de Deus. Filhos gerados da vontade de Deus, pela oferta do corpo de Cristo.


Perguntas:

1) O pecado atingiu toda humanidade por causa da conduta ou da filiação do homem?

A humanidade tornou-se pecadora por ser descendente de Adão, e não por causa de suas condutas errôneas.

2) O que Davi disse acerca da sua concepção? ( Sl 51:5 )

Que em iniqüidade foi formado e em pecado concebido.

3) O que Davi precisava para livrar-se do pecado? ( Sl 51:10 )

Cria em mim, ó Deus, um coração puro, e renova em mim um espírito reto.

4) Um coração 'puro' e um espírito 'reto' é proveniente de qual nascimento? De Adão ou da semente incorruptível (palavra de Deus)? ( 1Pe 1:23 )

Um coração puro e um espírito reto só é possível alcançar através do novo nascimento.

5) Os homens estão cansados e sobrecarregados de que? ( Mt 11:28 )

De norma e preceitos humanos que não podem salvar.

6) A doutrina de Jesus é um jugo suave e um fardo leve, enquanto a doutrina dos homens deixa os homens __cansados _____ e __sobrecrregados____. ( Mt 11:28 )

7) Em Cristo, o último Adão, o homem é gerado de novo. Em Adão, o homem é gerado em pecado. Aponte um versículo que demonstra esta verdade.

( Rm 5:17 ; 1Co 15:21 e 22).

Compartilhe

Artigos Relacionados

Nenhum comentário para "O pecado"

Postar um comentário