Como identificar o orgulho? - Gerson Santana

Categoria: ,


(1 Timóteo 6:17) “Para a nossa satisfação”. Sabia que tudo o que você deseja não tem que, necessariamente, ter um objetivo ou um propósito maior? Há pessoas que querem ser “muito espirituais” e dizem: “Tudo o que eu tiver tem que ser para o Reino!”.


A Bíblia nos diz que podemos ter algo para a nossa satisfação.Se o que te satisfaz não é nenhum obstáculo para que você sirva a Deus, Ele não vê nenhum motivo para que isso não te seja dado.

“Para que serve isso, Pastor? Qual é o seu propósito?”.

O propósito é esse: Eu gosto disso!além Deus me disse certa vez: “O meu povo não crê que eles são os ricos do presente mundo. Eles lêem essa passagem, mas pensam que Eu não estou falando com eles. Eles gritam pela prosperidade, mas não acreditam que ela já é deles! Sabe por quê? Porque eles se preocupam muito com as suas contas e têm muita consciência a respeito do que há no contra-cheque deles!” Jesus se tornou pobre para que nos tornássemos ricos! Você precisa aceitar essa verdade e agir debaixo dela! Então, como os ricos desse mundo, existe algo com o que precisamos nos preocupar: Não podemos ser arrogantes.



(Tiago 4:6,7,10) Se queremos fluir naquilo que Deus nos tem dado, é pertinente que desenvolvamos a humildade em nosso caráter. Sem a humildade, Deus fica impedido de nos conceder graça maior. O que Deus faz com os orgulhosos? Ele os resiste! A quem é concedida a graça? Aos humildes. Se você quer ter mais graça, o que é necessário fazer? É necessário que você se torne mais humilde! No geral, o cristão não se interessa muito em desenvolver a sua humildade. Muitos nem sabem o que vem a ser a verdadeira humildade, não reconhecendo os seus frutos e os seus resultados. Quando você sabe o que é a verdadeira humildade, você tem fome por buscá-la. Você passa a considerar o seu desenvolvimento uma prioridade na sua vida.



Ser humilde é ser semelhante a Jesus, que é manso e humilde de coração. A humildade significa considerar-se pequeno. O orgulho é exatamente o contrário: significa considerar-se grande, não em um sentido positivo. Não devemos ter um conceito mais elevado do que convém ao nosso respeito. É claro que o problema não reside em termos um conceito elevado ao nosso respeito: Precisamos amar ao nosso próximo como a nós mesmos. Se você não gostar de si mesmo, o seu próximo estará em apuros! Você precisa reconhecer tudo de bom que há em ti em Cristo Jesus. O problema reside em você pensar, a respeito de si mesmo, o que vai além da verdade. O orgulho tem a ver com o engano; é acreditar em mentiras.



A humildade é manter-se na realidade. Há muita falsa humildade ao nosso redor. As pessoas “tentam” ser humildes recusando o elogio que elas acham que merecem receber. Na verdade, muitas pessoas se orgulham da humildade que dizem ter! A realidade é uma só: Se algo é bom, é por causa de Deus. Se algo é ruim, é por causa de você! Deus não é um Deus de erros e falhas; isso quem faz é você! Tudo de bom que acontece em nossas vidas é por causa de Deus. Então, toda glória e honra tem que ser dadas a Ele! É claro que, se você obedecê-Lo, você receberá a sua recompensa. Mas você não é capaz de conseguir nada pela sua própria força ou pelas suas habilidades. Como Deus vê o orgulho? (Provérbios 6:16; 8:13; 16:5; 21:4)



Deus odeia o orgulho; isso é uma abominação para Ele. O orgulho pode ser descrito como um dos maiores inimigos do cristão. Ele faz parte da natureza da nossa carne. E é algo muito sutil. Quais são os efeitos do orgulho? (Provérbios 11:2; 16:18; 15:25). Se você começar a operar no orgulho, o que acontece? Você cai! Você acha que isso acontece só em algumas situações? Não! Acontece toda vez que você opera no orgulho. Essa é uma lei, um princípio espiritual que se aplica à vida de todas as pessoas. Se o homem começa a exaltar a si mesmo, o que acontece? Ele é abatido. Mas, o que acontece se o homem humilhar a si mesmo? Ele é exaltado! Ele é promovido! Essa lei

trabalha o tempo todo para todas as pessoas.







Muitas vezes, as pessoas não conseguem reconhecer que estão andando em orgulho. O orgulho é algo tão sutil que precisamos receber uma revelação para que o reconheçamos. Em uma época da minha vida, comecei a pedir a Deus que mostrasse, na minha vida, onde eu estava andando em orgulho.





Aprendi coisas muito importantes. Se você levar tais coisas a sério e se empenhar em praticá-las, você

também será capaz de identificar o orgulho que há na sua vida. Você também será capaz de identificar o orgulho não somente na sua vida, mas na vida de outras pessoas. Algumas coisas se tornarão óbvias para você. Mas isso não significa que você foi eleito como o ajudador do Espírito Santo, para sair por aí, dizendo às pessoas: “Ah-há! Isso é bem orgulho! Arrependa-se, pecador!”. Se você agir assim, você estará operando de um modo mais orgulhoso ainda. A humildade é constantemente examinar a si mesmo. Com o decorrer dos anos, Deus me deu uma lista; uma lista que contém alguns sintomas do orgulho. Não só sintomas, mas evidências e manifestações do orgulho.



O orgulho é algo sutil e rastejante. Muitas vezes, as pessoas ao nosso redor conseguem enxergar o orgulho que há em nossas vidas mais do que nós mesmos podemos percebê-lo. Antes de lidar com orgulho, você precisa enxergá-lo. Você precisa identificar o que é o orgulho antes de poder apontá-lo na sua vida. Deus odeia o orgulho e você deve odiá-lo também. O orgulhoso pensa: “Eu estou bem; eu não preciso ouvir isso”. O humilde diz: “Vamos dar uma olhada nesse negócio”. Deus só é capaz de nos ensinar e corrigir no nível que a nossa humildade e fé nos permitem. Não é o que necessitamos que Deus é capaz de nos dar, mas sim o que somos capazes de receber. Muitas vezes, aquilo que inicialmente nos causa mais irritação, se o recebemos de forma humilde, será a chave que vai gerar crescimento nas nossas vidas. Você é capaz de mudar totalmente. Você é capaz de se tornar uma
pessoa bem melhor de se conviver. Alguns indicadores do orgulho.



Responda as seguintes perguntas silenciosamente:



1) (João 7:18) Jesus nunca quis levar o crédito por nenhuma mensagem que pregou ou por nenhuma cura que realizou. Exaltar a si mesmo faz parte da natureza da nossa carne. O foco do orgulhoso é sempre ele mesmo: “A revelação”, “A experiência”, “O que recebi em oração”, “O que vi na Palavra”. Isso é correr atrás da glória do homem; é desejar que as pessoas se impressionem com você. Nunca tente impressionar ninguém. ! Muitas pessoas tentam me impressionar: “Pastor, Deus me usa em todos os dons do Espírito Santo!”. Impressionante.

.

2) Você se sente infeliz a não ser que seja o centro das atenções? Como você lida com o fato de ser ignorado? Todas essas questões revelam o nível do seu orgulho ou da sua humildade. Como você lida com o fato de não ser notado? Você precisa ser o centro das atenções? Você se sente incomodado quando as pessoas não te notam? O orgulhoso não tem interesse por outras pessoas. Ele não se interessa pela visão de ninguém, mas quer fazer conhecida a sua própria visão. O orgulhoso não é um bom ouvinte e sempre interrompe as pessoas. Você realmente tem e mostra interesse genuíno por outras pessoas e pelo que elas estão dizendo? Você é um bom ouvinte ou acha que somente o que você tem a dizer é o que mais importa? Bons ouvintes não estão por toda a parte. Você sabia que a interrupção é uma manifestação de egoísmo e de orgulho? É uma atitude muito desrespeitosa, mas muitos a têm por hábito: Uma pessoa está falando e você não dá a ela mais trinta

segundos para terminar o seu raciocínio porque, na sua mente, o que ela está dizendo é insignificante se comparado à magnitude do que você tem a dizer! Se você age assim com as pessoas, é certo que você também age assim com Deus. Não dá para simplesmente apertar um botão e se transformar em uma outra pessoa enquanto você está orando! Se você interrompe o Espírito Santo, sabe o que acontece? Ele fica quieto e permite que você fale! O Espírito Santo é um cavalheiro! Ele só vai falar contigo se você mostrar respeito por Ele! As pessoas não percebem que, muitas vezes, são elas quem bloqueiam as respostas que precisam receber de Deus. O trato que elas dispensam às pessoas é basicamente esse: “Cala a boca! Isso que você está dizendo é muito insignificante! Escuta aí,

que eu tenho algo muito mais relevante a dizer!”. A pessoa orgulhosa também não mostra ficar impressionada com nada. O humilde, sim. Esse é um indicador do nível de orgulho ou de humildade de uma pessoa. Quando alguém recebe uma revelação de Deus tremenda e a compartilha com os irmãos, o orgulhoso pode até ficar impressionado, mas ele não o demonstra, para que ninguém possa ter a impressão de que ele não sabia daquilo! Alguém compra um carro novo, mas o orgulhoso não faz nenhum elogio: “Eu prefiro as janelas à manivela do meu carro, porque eu acho que essas eletrônicas não são tão confiáveis.

.

As janelas à manivela dão ao motorista um controle maior do automóvel”.

Que bicho mais mentiroso! O orgulhoso anda no engano, né! Você mostra

estar impressionado quando alguém diz o que você não sabia? “Caramba.

.

Eu nunca tinha visto isso!”. É assim que age a pessoa humilde.

“O que você diz é significante”. “O que você diz é importante”.



Uma das maneiras de demonstrarmos isso é não interrompermos ninguém. Quando você interrompe alguém, você está basicamente mandando a pessoa calar a boca. Era até melhor você ter sido mais direto! O orgulho é um assunto muito sério! Ele é feio aos olhos de Deus. Nunca exalte a si mesmo.

(Provérbios 27:2; 25:27) (2 Coríntios 10:18) A promoção pessoal não funciona no Reino de Deus.

Você não precisa mostrar para ninguém quem você é ou os talentos que possui.



Deixe que os seus frutos falem por você. “Não, as pessoas têm que aceitar o meu talento!”. Não, irmão, ninguém tem que aceitar o seu talento! Quanto mais alto você falar do seu talento, menor credibilidade você terá. Quando você falar com alguém a respeito de si mesmo, tenha sempre em mente a seguinte pergunta: “Por que eu estou falando de mim mesmo? Qual é a minha motivação em fazer isso? Será que eu estou tentando impressionar alguém?”.



As pessoas ficam muito mais impressionadas quando elas descobrem coisas ao seu respeito as quais você nunca as contou. É muito melhor quando as pessoas descobrem algo ao seu respeito o qual elas te julgavam não ser capaz de fazer. Por que você deveria contar para todo mundo o que você sabe fazer? Deixa que eles descubram.






Dc.Gerson Santana.

Compartilhe

Artigos Relacionados

1 Response to Como identificar o orgulho? - Gerson Santana

1 de janeiro de 2012 às 23:54

Muito boa... No dia a dia, podemos ser surpreendidos por esse tipo de sentimento(Orgulho) Mas como aprendemos aqui, é preciso buscar as mudanças e manter o foco naquele que nos ensinou: Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração... Matheus 11:29

Ótima semana a todos.

Postar um comentário